sexta-feira, 1 de junho de 2012

Chicken Satay (versão vietnamita)

Uma história que envolve Tom Cruise, Kevin Bacon, Claudia Schiffer e Robert DeNiro. Narra perseguições de caças, rafting em corredeiras e passeios de bicicleta por Hanoi. Escrita, supostamente, por um ex-traficante de armas. Acredite: isso é um livro de receitas!
Eu gosto muito de procurar livros em sebos e entre muitas boas surpresas, encontrei um livro chamado "How to Storm Up a Wok Without Burning Your House Down", de um vietnamita radicado na Austrália, chamado Ziggy Zen. As histórias são bem bacanas e engraçadas e sempre levam a uma receita. E uma boa receita.
Uma destas receitas é a dos famosos Chicken Satay, muito comuns nas ruas da Tailândia e nos países com colônias tailandesas e nesta versão vietnamita, chamada "Sate Ga Bo", é feita de uma maneira um pouco diferente, mas é igualmente deliciosa.
O livro
O mais complicado para fazer receitas orientais é achar determinados ingredientes. Se você não mora em São Paulo, onde tem tantos japoneses, chineses e coreanos, fica um pouco complicado sair para fazer compras destes produtos. Uma opção é comprar online, por exemplo, aqui na Asia Shop. Por aqui, prefiro ir ao bairro da Liberdade e comprar direto das prateleiras. Minha loja favorita é a Mercearia Towa, que apesar do atendimento não ser dos melhores, tem uma grande variedade e um preço excelente. A loja fica bem na praça, em frente ao metrô Liberdade. 
Mas vamos à receita. É bem simples, não é cara e pode-se fazer, inclusive, na churrasqueira, pois é servido em espetinhos. Eu gosto sempre de usar o filé de sobrecoxa, por seu sabor, mas pode-se usar peito também. Fica a seu critério. Nesta receita, precisamos de dois ingredientes orientais: o Nam Pla (Tailandia) ou Nuoc Mam (Vietnã), que é um molho à base de anchovas fermentadas, que é usada na indochina como sal, bem como o molho Hoisin, que é um molho agridoce feito com feijões de soja, também fermentado. Ambos os molhos tem um cheiro repugnante quando puros, mas nas receitas, tornam-se deliciosos.


Esta é a marca
mais fácil de encontrar
Ingredientes para o frango e a marinada:
1 kg de frango em cubos de 4cm
2 dentes de alho picados
1 xícara de manjericão fresco picado
200ml de leite de coco
50 ml de saquê
Espetinhos de bambu para churrasco


Misture todos os ingredientes e deixe de um dia para o outro na geladeira, misturando uma vez ou outra durante o processo. Deixe os espetos de bambu de molho na água para que não queimem quando for assar.




Ingredientes para o molho:

8 colheres de sopa de Nam Pla
6 colheres de sopa de Hoisin
1 dente de alho
500g de amendoim sem pele e sem sal
2 pimentas dedo de moça sem sementes, para abrandar a ardência
1 colher de shoyu
Caldo de frango, cerca de meio litro


Bata todos os ingredientes no liquidificador, com um pouco de caldo de frango. Vá adicionando caldo até que fique com a consistência de uma geléia. A consistência deve ser viscosa, para aderir bem aos espetinhos. Prove o sal e, caso necessário, adicione mais Nam Pla. Coloque o molho em uma tigela.
Lembre-se que é um molho apimentado. Se quiser mudar a quantidade de pimentas, sinta-se à vontade!


Na hora em que for servir, deixe o molho à temperatura ambiente e comece a preparar os espetinhos. Monte-os, colocando os cubos nos espetos, sem colocar demais para cozinhar por igual. Para o preparo, temos duas opções. O ideal é fazer na churrasqueira, sobre a grelha untada com óleo, mas é comum fazê-los em uma wok ou frigideira, fritando-os com um pouco de óleo. Cuidado para não assar demais, para que não fiquem parecendo papelão!
Depois que estiverem assados/fritos, sirva os em uma travessa com o molho à parte. Para acompanhar, coloque em uma tigelinha, algumas folhas frescas de coentro ou manjericão, pimentas picadas e talinhos de erva doce.

3 comentários:

  1. deu água na boca! Super diferente esse molhinho! Será que é muito difícil encontrar esses ingredientes?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Depende de onde vc está... eu postei um site que vende aí em cima... dá uma olhada...

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita(adoro receitas thai),e esse livro é no mínimo inusitado...rsrsrs Outro dia encontrei um com diversas receitas de filmes,séries de tv, etc... me arrependi de não ter comprado...bjinhos!!!

    ResponderExcluir