Esta receita de patê é feita com fígado de frango, mas se assemelha bastante com o patê de foie gras. É deliciosa com torradinhas ou pão italiano.
Deve ficar com esta consistência |
Ingredientes:
500g de fígado de frango
1 colher de chá de noz moscada
20 bagas de zimbro picadas
3 colheres de salsinha picada
1 cebola grande, picada
100g de manteiga
80g de bacon picado
2 dentes de alho
1 dose de brandy ou conhaque
2 colheres de chá de sal marinho
pimenta do reino a gosto
tiras de bacon para embrulhar (opcional)
Limpe os fígados, retirando-lhes as membranas. Pique os e reserve.
Caso queira com bacon tostado, embrulhe o patê com as fatias de bacon. |
Aqueça a manteiga na frigideira com um fio de óleo, para não queimar. Derreta levemente o bacon picado. Doure o alho e acrescente a cebola picada e espere ela murchar, mas não queimar. Jogue os fígados picados e tempere-os com o sal, a pimenta do reino, o zimbro e a noz moscada. Deixe cozinhar mas não deixe passar do ponto, pois eles devem ficar macios e não secos. Prove o sal.
Coloque o brandy e flambe por uns segundos. Desligue o fogo, misture a salsinha e coloque no processador. Triture até ficar com uma consistência de patê, mas não deixe triturar demais, para não ficar muito pastoso (veja a foto acima).
Transfira para um recipiente para terrina (foto ao lado), com ou sem bacon. Se quiser sem bacon, unte a forma com manteiga. O bacon, neste momento, pode ser cru ou aquecido ao forno bem quente. Caso decida por ele tostado, toste-o por uns 10 minutos no fogo bem alto.
Leve o patê à geladeira e aguarde 12 horas para servir.
Sirva em canapés, torradinhas ou então em pão italiano ou preto. Para acompanhar, pickles, fatias de bacon, folhas de salsinha, damascos secos, geléia de morango ou de amora. É ótima para servir na mesa como couvert.