terça-feira, 29 de maio de 2012

Tomates Verdes Fritos

Atire a primeira pedra, quem não ficou com vontade de experimentar os famosos tomates do Whistle Stop Café, ao assistir o filme com a Jessica Tandy, "Tomates Verdes Fritos"! O genial filme de Jon Avnet, tornou famosa uma receita tradicional do sul dos EUA e despertou a curiosidade de muita gente sobre este prato. Pode ser servido como entrada, como petisco ou mesmo como acompanhamento de pratos.
A minha receita foi dada por uma amiga de New Orleans, que visitou meu bar, o Louisiana Café, onde quis contribuir com sua receita de família de Fried Green Tomatoes, servidos com o tradicional molho "remoulade", ao estilo cajun. É uma ótima opção para fazer quando vamos ao mercado e não encontramo nenhum tomate maduro para a salada. E além disso, convenhamos... qualquer coisa frita é mais gostosa do que uma salada!
A receita pede um ingrediente super comum nas prateleiras de New Orleans, mas impossível de encontrar por aqui: o creole seasoning, que nada mais é do que uma mistura de temperos secos facilmente encontrados em empórios e lojas de especiarias. Faça uma quantidade deste tempero e utilize em diversos pratos. Pode-se guardar por muitos meses em potes bem fechados.

Creole Seasoning:
2 colheres de alho em pó
2 colheres de cebola em pó
2 colheres de sopa de orégano
1 colher de manjericão seco
1 colher de tomilho seco
1 colher de pimenta do reino moída
1 colher de pimenta branca moída
1 colher de pimenta caiena
1 colher de sementes de aipo
5 colheres de páprica doce

Misture bem todos os ingredientes em uma tigela, coloque em um pote fechado e guarde. O alho em pó pode endurecer depois de um tempo, mas é só dar uma esfarelada com uma colher para utilizar.

Ingredientes para os tomates:
5 tomates verdes médios
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de creme de leite
1 ovo
1/3 de xícara de fubá
2 colheres de creole seasoning
1/2 xícara de farinha de rosca
sal marinho
óleo para fritar

Corte os tomates em fatias de meio centímetro, coloque em uma travessa e salgue-os. Deixe uns 5 minutos.
Enquanto isso, prepare 3 tigelas: uma com a farinha de trigo e o creole seasoning, uma com o ovo e o creme de leite e uma com a farinha de rosca e o fubá.
Aqueça meio centímetro de óleo numa frigideira. Os tomates devem ser fritos como se frita um bife à milanesa, não em imersão.
Empane os tomates da seguinte forma: 1) passe na farinha de trigo temperada. 2) passe na mistura do ovo. 3) passe na farinha de rosca com fubá. Aperte um pouco a farinha em volta para não soltar muito facilmente e leve à frigideira com o óleo quente. Frite até dourar e vire para dourar do outro lado também. Escorra em papel absorvente e sirva, guarnecido com o molho remoulade e com talos de aipo.

Cajun remoulade:
1 xícara de maionese
4 colheres de mostarda extra forte (aquela que vem em vidrinhos que tem uns grãos castanhos)
1 colher de sopa de creole seasoning
1 dente de alho triturado.
1 colher de sopa de salmoura do pickles (o caldo que fica no vidro)
1 colher de chá de vinagre de maçã ou suco de limão
sal à gosto
tabasco à gosto

Misture todos os ingredientes e sirva com os tomates verdes fritos. Também fica bom com camarão ou peixe empanado, ou até mesmo como molho para salada.

8 comentários:

  1. Olá obrigada pela visita!!! Gostei do seu blog, estou te seguindo!!! Nossa essa receita é muito boa e esse filme ... bem ele entrega a minha idade (risos)...

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog, adorei o estilo e as receitas, adorei o fato de vc ensinar a fazer um ingrediente que se acha facil no exterior mais aqui nao. Sempre tenho dificuldade em substituir ingredientes dificeis de ser achados por algo "homemade". Continue a postar! so me restou uma duvida, é facil arranjar essa: 1 colher de pimenta caiena? pode ser substituida? Valeu. Beatrice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bea... na verdade é relativamente fácil achar pimenta caiena... se você estiver em São Paulo, normalmente acha no Pão de Açúcar... ou nos mercados municipais... mas se não estiver achando... substitua por alguma pimenta seca forte... tipo calabresa... não é o ideal, por que não mistura muito bem com o restante, mas "se não tem tu..."
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. pensei nesses tomates com uma bela duma cerveja... dá até agua na boca!!! bjs!! :D

    www.brisandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito boa!!Fiz uma das versões dessa receita e postei no meu blog e gostei muito, e vou testar um dia a sua com o acompanhamento e tudo... adorei!!!

    ResponderExcluir
  5. êsse filme ..foi maravilhoso!!!!..e fiquei com muita vontade de fazer tomates verdes fritos quando assisti!!!..gostei de vêr a receita aqui...parabens pelo blog..

    ResponderExcluir