quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chili con Carne

Muita gente que me conhece já experimentou meu chili. Foi uma das primeiras coisas que aprendi a fazer e fui aprimorando a receita com o tempo. Modéstia à parte, meu chili é incrível!
Tudo começou em meados dos anos noventa, quando o "El Kabong" era o único restaurante "tex-mex" de São Paulo. Íamos lá quase todos os domingos. Foi quando adquiri o hábito de comer chili.
Pouco depois, quando comecei a me interessar por cozinha, procurei saber sobre receitas de chili, justamente por gostar tanto. Não vou dizer quem me passou a receita da primeira vez, por que, eu não me lembro do nome dele, mas era um cozinheiro de outro restaurante mexicano de São Paulo, o "Viva Mexico". A receita era, de certa forma simples e com o passar do tempo, fui adquirindo mais informações, bem como fazendo testes, modificando e aprimorando a receita.
Certa vez, fui convidado pelo restaurante latinoamericano "La Fonda", para fazer uma noite mexicana, no cinco de mayo, que contaria com a presença de membros da comunidade mexicana, inclusive do cônsul. Nesta festa, foi servido, entre outros pratos, meu Chili con Carne, que foi elogiado pelo próprio cônsul, o que me encheu de orgulho.
Esta receita é para umas 6 pessoas e deve ser servida com nachos, que muitas vezes são difíceis de serem encontrados, mas pode ser substituído por doritos, de preferência, aqueles sem sabor.

Ingredientes:
250g de feijão vermelho (ou carioca, se não encontrar)*
50g de bacon
400g de carne moída
1 folha de louro
4 dentes de alho picados
1 cebola grande bem picada
1 xícara de salsinha picada
2 colheres de cebolinha picada
2 pimentas dedo-de-moça picadas sem sementes (isso vai da sua tolerância!)
2 colheres de sopa de cominho
2 colheres de extrato de tomate
4 colheres de catchup
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de chá de canela
3 colheres de sopa de molho inglês
caldo de carne (quanto baste)
azeite para refogar
sal a gosto
queijo cheddar ralado

Tempere a carne com metade da salsinha, o molho inglês e a pimenta do reino e deixe na geladeira por alguns minutos.
Cozinhe o feijão na pressão, com um pouco de sal, o bacon e a folha de louro. Quando estiver bem macio, retire o louro, escorra, reservando o caldo e bata tudo no liquidificador, ainda quente, adicionando caldo apenas o suficiente para bater o feijão até transformá-lo em uma pasta. Reserve.
Em uma panela de fundo grosso, refogue o alho e a cebola no azeite e quando estiverem macios adicione o açúcar mascavo e mexa bem até que ele dissolva. Adicione a carne e refogue até ficar quase seca.
Misture a pasta de feijão e mexa bem. Coloque agora todos os outros ingredientes, adicionando caldo de carne se ficar muito grosso.
Coloque eu uma cumbuca refratária, com cheddar ralado por cima e deixe gratinar por uns minutos no forno. Sirva com os nachos, acompanhado de "salsa picante", que nada mais é do que uma vinagrete apimentada e "sour cream", que você pode fazer, misturando uma lata de creme de leite sem soro, duas pitadas de sal e o suco de dois limões.
O Chili é servido na cumbuca, que é compartilhada por todos os comensais. Isso faz com que o chili seja um prato socializante! Para beber, vinho, cerveja ou drinks com tequila são bem vindos.

* A pasta de feijão pode ser substituída por uma lata de frijoles refritos, que você encontra em supermercados bacanas e empórios de importados.

7 comentários:

  1. adoro chilli! faço uma versão até parecida com a sua, mas os seus temperos, pelo que vi, fazem toda diferença! bjs! :)

    www.brisandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa receita, porém nunca fiz... ( tenho um amigo que é o "rei" do Chilli e sempre reúne uma galera para fazer ....)E achei essa sua receita muito boa, para quem sabe um dia desses arriscar...ainda mais com o friozinho q tá fazendo aqui no sul...bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah depois que escrevi, pensei no nome do restaurante que falou, e lembrei que conheci... fica em pinheiros, não é??
    Eu sou paulistana, mas mudei criança p/ cá, uma vez fui com uma amiga e o primo dela ,e foi a primeira vez que fui num restaurante mexicano... e amei!!bacana...

    ResponderExcluir
  4. Fica em pinheiros, sim. Fui muito la...

    ResponderExcluir
  5. Fica em pinheiros, sim. Fui muito la...

    ResponderExcluir
  6. Estava procurando uma idéia para fazer um jantar no sábado e vim ao lugar certo.
    :)

    ResponderExcluir