segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cosmopolitan.

Mais uma prova do que a TV pode fazer com as pessoas... como pode mudar o comportamento humano, às vezes até pra uma coisa boa, como trocar a vodka com energético ou o smirnoff ice por um coquetel. Sex and the City fez isso, definitivamente. Desde que a série começou a fazer sucesso por aqui, muitas garotas resolveram beber Cosmopolitan por aí. Mas, ao que me parece, andam fazendo Cosmos meio errados por aí. Aqui em casa, virou um hit, depois de ouvir muitas vezes (e de pessoas diferentes) que o meu cosmopolitan era o melhor... que no bar tal ele é aguado... no outro é azedo... no outro doce demais... e aí vem sempre a pergunta inevitável: "Onde você aprendeu a fazer um tão bom?"
A resposta não podia ser mais simples. "Num quadro na minha parede". Comprei uma série de posteres uma vez, que ficava pendurada no meu bar. Neles, tem umas receitas de Margarita, Tequila Sunrise, Piña Colada e o Cosmopolitan, o qual está ilustrado aqui ao lado. Eu fiz curso de barmen pela IBA, a associação internacional, mas o Cosmopolitan não faz parte dos cocktails oficiais da asociação. Eu realmente aprendi vendo o quadro. A única coisa que eu fiz de diferente foi misturar suco de cranberry com xarope de cranberry, por que o suco que se usa nos EUA é concentrado e a gente não acha por aqui. Se você usa só o suco, fica azedo. Se usar só o xarope, fica doce. Portanto, é só misturar suco (que você acha no Pão de Açúcar) com o xarope (eu uso o Monin, que vende em qualquer empório de bebidas) na proporção de 2/3 de suco para 1/3 de xarope.
Convertendo mais ou menos a receita (de oz. para cl) e adaptando pro tamanho de taça que eu tenho, a receita é a seguinte:

Cosmopolitan
3cl de vodka
2cl de cointreau
6cl de suco concentrado de cranberry (suco + xarope)
Suco de meio limão

Coloque gelo na coqueteleira, adicione os ingredientes e misture bem. despeje na taça de martini e decore com uma cereja no fundo e uma fatia de limão pequena na borda.

By the way, o quadro agora está na minha sala.

Cheers!

2 comentários: