sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Degustação: Glenlivet 15 anos

The Glenlivet. Encontrado normalmente nas versões 12, 15 e 18 anos, é um scotch whisky um pouco desvalorizado por essas bandas. Desvalorizado por falta de conhecimento, não pelo preço! Uma garrafa custa mais ou menos 250 pratas aqui em São Paulo. Eu já vi pessoas olharem com cara de desprezo ao lhes ser oferecida uma dose da bebida. Pura ignorância. Mal sabem que se trata de uma das mais importantes e uma das mais antigas destilarias da Escócia.
Destilado em Speyside, bem ao norte das Highlands, o Glenlivet 15 anos é um sinlge malt envelhecido em barris de carvalho, previamente usados para maturar bourbon, ao invés da técnica usual de envelhecer em barris usados por xerez ou vinho do porto.
A fundação da destilaria data de 1824 e por algum tempo antes disso, funcionou na ilegalidade, coisa que não é negada pelos proprietários. O Glenlivet tornou-se famoso quando o rei da Inglaterra, George IV, em 1822, época em que o whisky era proibido no Reino Unido, disse que o Glenlivet era a única coisa que bebia.
Nessa época, ao perceber que estava sendo ameaçado por outros "bootleggers", como eram chamados os produtores ilegais, o seu fundador e proprietário George Smith foi presenteado com dua pistolas pelo prefeito da cidade, para se defender. Reza a lenda que ele teve de usá-las mais de uma vez, mas não há nenhuma prova oficial disso. É mais um mito, que torna a história dos whiskies mais deliciosa. Afinal, não é só de malte, turfa e água que os whiskies são feitos!
Nesta degustação, cheguei à seguinte conclusão:
O Glenlivet tem um cheiro predominante de grãos. Lembra muito a cerveja, apesar do forte teor alcoólico.
Na boca, sente-se um sabor apimentado doce, levemente defumado, com alguma semelhança ao bourbon e sua textura chega a ser um pouco oleosa. Seu final é bastante suave, mas duradouro.

Classificação

Um comentário:

  1. Fiquei com vontade de experimentar, mas pelo preço vou ficar só na vontade! (rs)

    Chris, já ouviu falar de um whisky a base de ervas e/ou especiarias? Eu provei uma única vez e não lembro o nome. Ele tem uma coloração escura, consegui identificar sabor de anis e de alcaçuz, mas me disseram que tem muito mais ingredientes. Vc conhece? é Whisky mesmo?

    ps. parabéns pelo novo espaço, está literalmente delicioso! ;)

    ResponderExcluir