sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Skip James - Devil Got My Woman


Skip James foi um dos mais criativos bluesmen do Delta Blues. Dá pra sacar instantaneamente quem está cantando, pois ele usava um falsete bem particular, diferente das vozes rasgadas e encharcadas de álcool dos seus contemporâneos.Filho de um ex-contrabandista de bebida convertido a pastor, Nehemiah Curtis "Skip" James cresceu ouvindo e tocando spirituals e gospels no piano e violão. Nos anos 20, trabalhou na construção civil e depois passou a fabricar whiskey ilegal. Iniciou sua carreira musical em 1931, quando gravou diversos singles.
Segundo dizem, socializava com os seus contemporâneos do blues como Taj Mahal e Robert Johnson, com quem assina algumas músicas em parceria.
Cerca de um ano depois, desapareceu completamente do cenário musical. Foi encontrado apenas em 1964 em um hospital psiquiátrico, onde se recuperava de uma doença mental com perda de memória.
Foi então que gravou mais alguns álbuns completos, incluindo "Devil Got My Woman", alcançando um lugar entre os grandes do blues.
O disco tem como único músico o próprio Skip James, cantando e também tocando piano em algumas e violão em outras músicas. Com boa qualidade de gravação, obviamente diferente das gravações de 1931 e com um aprimoramento na técnica vocal de James, o disco tem um clima sombrio que expressa bem o que deve ter sido sua conturbada vida.
Skip James morreu em 1969 e em um curto período de atividade, deixou uma vasta obra com grande qualidade.

Tracklist:
  1.  "Good Road Camp Blues" – 3:47
  2. "Little Cow and Calf Is Gonna Die Blues" – 3:20
  3. "Devil Got My Woman" – 5:10
  4. "Look at the People Standing at the Judgement" – 2:58
  5. "Worried Blues" – 5:55
  6. "22-20 Blues" (James, Robert Johnson) – 3:50
  7. "Mistreating Child Blues" – 3:54
  8. "Sickbed Blues" – 4:05
  9. "Catfish Blues" – 4:35
  10. "Lorenzo Blues" – 4:17
  11. "Careless Love" (W. C. Handy, Martha E. Koenig, Spencer Williams) – 3:59
  12. "Illinois Blues" – 3:15
Para quem interessar, segue um link de torrent para quatro dos discos dele, incluindo o "Devil Got My Woman" - DOWNLOAD DISCOGRAPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário