terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fisherman's Pie


Torta do Pescador. É uma receita tradicional inglesa, muito fácil de fazer e deliciosa. Nessa versão eu cooquei camarões, mas eles podem ser omitidos. Pode-se acrescentar cebolas, cenouras cozidas, ovos cozidos, mas eu prefiro sem. Tradicionalmente é feito com haddock, mas pode se usar outros peixes também como linguado ou badejo.
Fisherman's Pie:
Ingredientes
700g de filé peixe sem pele (haddock, linguado ou badejo)
5 batatas grandes
1l de leite morno
150g de manteiga
3 ovos
1 cebola
10 grãos de pimenta do reino
1 folha de louro
3 colheres de salsinha picada
3 colheres de farinha de trigo
200g de camarões médios limpos cozidos.
4 colheres de chá de sal (aproximadamente)

Descasque as batatas e cozinhe-as com 2 colheres de sal. Quando ficarem macias, escorra, amasse-as e faça um purê, adicionando metade da manteiga e meio copo de leite. Prove o sal e reserve.
Coloque o restante do leite em uma panela, adicione a cebola, as pimentas, o louro, o restante do sal  e os filés de peixe. tampe a panela e cozinhe por cerca de 7 minutos, ou até que o peixe fique macio e se lasque facilmente com um garfo. Retire os peixes da panela e coloque-os numa travessa. Corte-os com um garfo em diversos pedaços. reserve o leite.
Derreta a manteiga restante em uma panela, adicione a farinha e cozinhe até espumar, por cerca de um minuto, mexendo sempre com um fouet (mexedor de arame). Tire do fogo. Coe o leite em que foi cozido o peixe e adicione-o à manteiga, e misture bem. Volte a panela ao fogo e mexa sem parar com o fouet até que o molho engrosse. Prove o tempero, adicione a salsinha e , se necessário sal e pimenta do reino moída. retire do fogo.
Unte um refratário onde será servida a torta. Adicione um terço do molho. Acrescente os filés de peixe e depois o restante do molho. Arrume os camarões por cima do molho.
Agora é hora de colocar o purê por cima. Fica melhor apresentado se colocarmos o purê num saco de confeiteiro para decorar como num bolo. Esse é o jeito tradicional de fazer.
Depois de montada, asse a torta em forno forte pré-aquecido por cerca de 20 minutos, ou até dourar o purê que está em cima.
Algumas pessoas colocam queijo ralado para gratinar a torta, mas eu acho que aí fica "too much"!
Está feita sua torta. É um pouco trabalhosa, mas muito fácil. Não tem como errar. Mesmo que o peixe passe do ponto de cozimento, não estraga a torta.
Enjoy it!

2 comentários:

  1. Huuuummm, não sou muito chegada a peixes, mas essa receita me abriu o apetite! Deve ser deliciosa!

    Aquele muffin é bem prático e fica super leve... Fiz ele pra ficar menos "massudo" mesmo, achei bem melhor!

    ResponderExcluir